Principais atribuições da secretaria:
Prestar assistência direta ao Prefeito, no desempenho de suas atribuições;
Elaborar o Planejamento municipal mediante orientação normativa, metodológica e sistemática aos demais órgãos da Administração;
Elaborar, acompanhar, avaliar e atualizar o Plano Diretor Municipal
Elaborar, em conjunto com outras secretarias, o Plano Plurianual, as propostas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Anual da Prefeitura;
Programar e coordenar o desenvolvimento das ações do Governo Municipal;
Programar, proceder e divulgar estudos e pesquisas sócio-econômicas de interesse da Administração Pública;
Acompanhar o desenvolvimento da estrutura organizacional da Prefeitura Municipal, procedendo às ações que visam sua modernização e adequações;
Acompanhar, controlar e avaliar, em conjunto com outras Secretarias, o andamento dos processos administrativos;
Planejar, programar, executar e controlar o orçamento da Secretaria;
Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo Prefeito.