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Minha cirurgia/exame está demorando muito a ser liberada, qual motivo?
R: Podem haver vários motivos relacionados ao atraso da liberação dos serviços:
a) Falta de dados e documentos no cadastro;
b) Falta de informações clínicas para a solicitação;
c) Grande número de casos com maior prioridade na fila de espera;
d) Não há disponibilidade no momento pela PPI/SUS para a solicitação;
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Quais produtos ou serviços são disponibilizados na Farmácia de Todos?
Por meio de distribuição gratuita, conforme Política Nacional de Assistência Farmacêutica encontra-se na Farmácia de Todos, os Medicamentos Básicos e Insumos Básicos de Saúde dispostos na REMUME vigente (2019) que faz parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, são eles medicamentos genéricos e similares de maior circulação e comum uso. Para recebimento dos Medicamentos de Alto Custo, que são disponibilizados pelo Estado e pela União pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é necessário realização de processos específicos conforme doença relacionada. Para os medicamentos estratégicos disponibilizados pela União que são para doenças como Influenza H1N1, Tuberculose, Hanseníase, medicamentos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, haverá o cadastro específico do paciente nos programa conforme doenças, mas para início de tratamento é possível distribuição imediata.
Por meio de dispensação estes são feitos apenas à pacientes cadastrados nos Programas Municipais e encontra-se: Fraldas Descartáveis, Fórmulas Nutricionais Especiais Industrializadas; Coberturas para curativos, órteses, próteses e materiais especiais de Suporte Profilático e Terapêutico.
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1.1.1 VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL P: Algum dos produtos ou serviços são pagos?
R: Não, todos os serviços são gratuitos.
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1.1.2 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA P: Algum dos produtos ou serviços são pagos?
R: Não, todos os serviços são gratuitos.
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1.1.2 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA P: O que faz e quais serviços são disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica?
A atuação da Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei n° 8.080/90 com “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos”.
O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores que a condicionam, numa área geográfica ou população definida. Constitui-se também como importante instrumento para o planejamento, a organização e a operacionalização dos serviços de saúde, como também para a normatização de atividades técnicas afins.
Além da função legal, a Vigilância Epidemiológica Municipal tem sob sua responsabilidade a coordenação dos Serviços de Controle e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e de Controle e prevenção de Endemias juntamente com as Equipes de Atenção Primária à Saúde. Demais serviços podem ser encontrados na “Carteira de serviços da Atenção Primária”
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1.2 SERVIÇO DE CAPTAÇÃO DE DOADORES DE SANGUE P: Para quem é o sangue doado?
Normalmente o sangue doado por cidadãos do município de Carmo da Cachoeira são utilizados em pacientes do próprio município, porém poderá ser utilizado em qualquer outro paciente que venha a ter necessidade do Hemocomponente.
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2. ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE P: Algum dos produtos ou serviços são pagos?
R: Não, todos os serviços são gratuitos.
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2. FARMÁCIA DE TODOS P: Algum dos produtos ou serviços são pagos?
Não, todos os produtos são gratuitos, alguns apenas necessitam realizar etapas previstas em protocolos municipais para recebimento.
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2.1 CENTRO MUNICIPAL DE SAÚDE P: Algum dos produtos ou serviços são pagos?
Não, todos os serviços são gratuitos.
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: Consigo colocar aparelho ou prótese dentária, ou realizar canal pelo SUS na Clínica Odontológica MUNICIPAL?
O município promove apenas atendimentos básicos em prevenção e curativo na odontologia. Para os procedimentos de colocação de aparelho, órteses, próteses e canal, havendo a necessidade o paciente será encaminhado ao CEO de referência do Município.
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: Por que meu medicamento não é disponibilizado na Farmácia de Todos?
Provavelmente por não estar incluso em nenhuma das listas autorizadas de dispensação, por ser medicamento de Alto Custo (Estado) não autorizado para sua doença, por não haver mais fabricação e venda do medicamento, por não ter realizado processo para recebimento de medicamentos éticos ou por não se enquadrar como classe de medicamentos.
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: Quais produtos ou serviços são disponibilizados na Farmácia de Todos?
Por meio de distribuição gratuita, conforme Política Nacional de Assistência Farmacêutica encontra-se na Farmácia de Todos, os Medicamentos Básicos e Insumos Básicos de Saúde dispostos na REMUME vigente (2019) que faz parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, são eles medicamentos genéricos e similares de maior circulação e comum uso. Para recebimento dos Medicamentos de Alto Custo, que são disponibilizados pelo Estado e pela União pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é necessário realização de processos específicos conforme doença relacionada. Para os medicamentos estratégicos disponibilizados pela União que são para doenças como Influenza H1N1, Tuberculose, Hanseníase, medicamentos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, haverá o cadastro específico do paciente nos programa conforme doenças, mas para início de tratamento é possível distribuição imediata.
Por meio de dispensação estes são feitos apenas à pacientes cadastrados nos Programas Municipais e encontra-se: Fraldas Descartáveis, Fórmulas Nutricionais Especiais Industrializadas; Coberturas para curativos, órteses, próteses e materiais especiais de Suporte Profilático e Terapêutico.
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A Secretaria Municipal de Saúde oferece consulta com especialista com desconto?
Não. Este serviço, apesar de realizado na Secretaria de Saúde, é um serviço de ação e caráter Social. Ele só é realizado no local, pois mantemos pessoal capacitado e ampla rede de parceiros que praticam descontos sociais à população que procura.
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A Unidade de Estratégia de Saúde da Família dispõe de um profissional exclusivo para atendimento individualizado no domicílio?
Não. A atividade de atendimento das Equipes de Saúde do Município em questão a Saúde da Família, são voltadas para a vigília das situações de saúde em geral com atividades para promoção, recuperação e proteção da saúde. O atendimento individualizado domiciliar só existe para situações pontuais como curativos, acompanhamento de pressão arterial, etc., e as visitas dos profissionais de saúde dos ACS como já são executados.
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Como faço para falar com o (a) Gestor (a) Municipal de Saúde?
O acesso ao Gestor pode ser realizado por qualquer cidadão em pleno uso do direito, porém, o atendimento será realizado mediante autorização e análise da solicitação e se possível com hora marcada, uma vez que o Gestor é responsável pela saúde de toda população do município. Ele pode atender pessoalmente ou delegar atendimento por outro servidor.
Responsáveis:
Francisco Cláudio Ferreira Chagas – Gestor Municipal de Saúde;
Cássio Vitor de Lima Assis – Coordenador da Atenção Primária/ Subsecretário de Saúde
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Fiz uma denúncia sobre um possível problema, como obterei resposta da resolução?
As denúncias poderão ser realizadas das seguintes maneiras:
- Pessoalmente, aos servidores do Setor de Vigilância Sanitária na Unidade Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. Será gerado protocolo interno de admissão que terá um prazo de até 15 dias úteis para detecção, apuração e parecer da denúncia. Após esse período o denunciante deverá acompanhar o resultado da denúncia de maneira presencial, que poderá terminar como cumpra-se ao infrator ou em arquivamento em casos de resolução.
Através dos serviços de Ouvidoria Municipal, Estadual e Federal. Cada canal tem seus prazos e formas de acompanhamento específicos.
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Fui encaminhado pelo Médico da Família para um Médico Especialista, a disponibilidade é imediata?
Não. Como o serviço está disponível para TODOS os cidadãos no limite do município, podem haver filas e até mesmo vazios assistenciais para a necessidade e mesmo não havendo, o pedido será analisado pela equipe de regulação no prazo mínimo de 48h, exceto situações declaradamente emergenciais em que o paciente se encontra em risco de vida. Para os casos em que houver filas, os critérios de liberação são conforme necessidade de saúde, regulados conforme as indicações dos Médicos da Família no pedido específico que deverá constar: Motivo da solicitação, CID e Indicação Clínica. Para os casos de Vazio assistencial do próprio SUS, a solicitação irá aguardar até que haja referência para o serviço.
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Fui indicada para cirurgia/exame pelo meu médico particular, posso realizar pelo SUS?
Sim. Porém a disponibilização do acesso à cirurgia somente será realizada após todo esgotamento das filas para a mesma cirurgia proposta, exceto se por ordem judicial.
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Fui notificado para limpeza de imóvel, se for realizada no prazo corro o risco de receber a multa?
Não. A multa é automaticamente retirada em caso de realização da finalidade proposta.
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Meu pedido de medicamento é manipulado, como faço para consegui-lo?
Alguns medicamentos da REMUME poderão ser solicitados por meio de manipulação farmacêutica em casos específicos e com solicitação médica para posologias inferiores à dos medicamentos industrializados disponíveis nos Componentes da AF.
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Meu vizinho tem criação de aves e tem mau cheiro, chamo a Vigilância Sanitária?
NÃO. Apesar de haver falta de higiene, o cheiro é algo característico das criações, assim como quaisquer outros animais, exceto aqueles proibidos pelo Código de Posturas Municipal. A ação deverá ser resolvida entre particulares sem a interferência do poder público, exceto se o descarte dos desejos é projetado em vias públicas ou em lençóis freáticos.
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O ACS pode aferir Pressão Arterial?
Sim, porém conforme Política Nacional da Atenção Básica revisada em 2017, Importante ressaltar que os ACS só realizarão a execução dos procedimentos que requeiram capacidade técnica específica, como é o caso de aferir a Pressão Arterial, realizar medição da glicemia capilar, etc., se detiverem a respectiva formação na área de enfermagem, respeitada autorização legal.
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O ACS tem o dever de organizar medicamentos, receitas e solicitações para os pacientes da área?
Não. Ele não tem essa atribuição específica, porém, alguns casos em que o paciente é incapaz ou possui grandes dificuldades de realizar seu tratamento, o ACS poderá AUXILIAR nessas questões. O ACS precisa conhecer sua área, os serviços disponíveis e os tratamentos que ocorrem com seus pacientes, ele é corresponsável pelo sucesso do tratamento, mas a responsabilidade é sempre do próprio paciente ou seu responsável legal.
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O que faz e quais serviços são disponibilizados pela Vigilância em Saúde?
Vigilância em Saúde é o campo da saúde que está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Ambiental e Saúde do trabalhador.
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O que faz e quais serviços são disponibilizados pela Vigilância Sanitária?
A Vigilância Sanitária é um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. Sua fiscalização tem poder de polícia, exclusivo do estado, executado nas fiscalizações, aplicação de intimação e infração, interdição de estabelecimentos, apreensão de produtos e equipamentos etc. Demais serviços podem ser encontrados na “Carteira de serviços da Atenção Primária
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O que faz e quais serviços são disponibilizados pelo serviço de Atenção Primária à Saúde?
A atenção primária à saúde ou atenção básica é conhecida como a "porta de entrada" dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, é o atendimento inicial, ou seja, é o atendimento inicial. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. É composta em Carmo da Cachoeira pelas Unidades Básicas de Estratégia de Saúde da Família e Saúde Bucal, Centro Municipal de Saúde e Clínica Odontológica Municipal. Fazem ligação ainda com a área da Atenção Primária a Assistência Farmacêutica e o Pronto Atendimento Municipal. Todos os serviços podem ser encontrados na “Carteira de serviços da Atenção Primária”
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O que faz o Serviço de Regulação, Controle, Avaliação, Auditoria, Tratamento Fora de Domicílio e Transporte?
Este é considerado o cérebro, o principal serviço da Unidade Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e é responsável por todas as determinações no âmbito Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde. Aqui, as solicitações dos cidadãos são recebidas, analisadas, organizadas, criticadas adequadas (se necessário) e direcionadas para sua finalidade em diversos fluxos específicos determinados por estruturas legais, baseadas em princípios constitucionais e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
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O que o Serviço de Regulação, Controle, Avaliação, Auditoria, Tratamento Fora de Domicílio e Transporte oferece?
Oferece acesso à: a) Exames Laboratoriais e de Imagem Especializados; b) Consultas Especializadas; c) Cirurgias de Média e Alta Complexidade em várias Especialidades (conforme PPI assistencial¹); d) Acesso à aparelhos de Manutenção de Oxigenoterapias e ressarcimento de energia elétrica pelo uso dos aparelhos; e) Acesso ao Programa de Fraldas Descartáveis; f) Acesso ao Programa de Fórmulas Nutricionais Especiais Industrializadas; g) Acesso Órteses, Próteses e Materiais Especiais. De maneira organizada e conforme necessidade de saúde dos cidadãos. O principio da Equidade aqui é imperativo. Equidade se refere à capacidade de apreciar e julgar com retidão, imparcialidade e mais próximo da justiça. Em se tratando de situações de saúde, equidade permite dizer que será feito mais para quem tem maior necessidade de SAÚDE, que conforme OMS: “é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
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P: Algum dos produtos ou serviços são pagos?
R: Não, todos os serviços são gratuitos.
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P: Algum dos produtos ou serviços são pagos?
Não, todos os serviços são gratuitos.
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P: Animais de rua são responsabilidade da Vigilância Epidemiológica?
R: Não. A Vigilância Epidemiológica através do Serviço de Combate às Endemias tem responsabilidade sobre os agravos relacionados aos criadouros, através de fiscalização, ações educativas e em alguns casos notificações em que findam em multas, porém não tem responsabilidade sobre o recolhimento ou destinação desses. O Código de Posturas Municipais não prevê qual setor é o responsável.
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P: Fui autuado por não ter realizado a limpeza de um imóvel, posso recorrer da multa?
R: Sim. Desde que a limpeza seja realizada dentro do prazo para resolução previsto em lei.
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P: Fui indicada para cirurgia/exame pelo especialista do SUS, como terei direito a realizá-la?
R: O direito ao acesso às cirurgias, exames e consultas especializados no SUS se dá apenas pelos seguintes meios:
- Se o especialista tiver sido referenciado pelo médico da família; ou
Não respeitando o fluxo acima, apenas por ordem judicial;
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P: O que é necessário para ter acesso aos Produtos e Serviços na Unidade Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde?
R: Ser morador do Município de Carmo da Cachoeira, na Zona Urbana ou Rural, ser o próprio usuário necessitado ou responsável legal pelo usuário que necessita do produto ou serviço.
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P: O que é Tratamento Fora de Domicílio (TFD)?
R: O Tratamento Fora de Domicílio é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de residência por falta de condições técnicas e, portanto, são enviados a outros municípios de referência.
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P: O que faz o Gestor(a) Municipal de Saúde?
O Gestor ou Gestora Municipal de Saúde é responsável pela garantia do direito à saúde, que é um direito fundamental disposto na Constituição Federal de 1988 em seu art. 196 que diz que:
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”
Este direito se ancora na luta da sociedade brasileira pela Reforma Sanitária, na década de 80, do século XX, cujo legado consistiu em atender o anseio popular de justiça social. Ele(a) possui autoridade sanitária e deve ser capaz de agir pautado por princípios éticos – políticos – educativos orientados pela Lei Orgânica da Saúde que deu origem ao SUS, quais sejam: a universalidade, a integralidade e a equidade.
Como autoridade sanitária, o(a) Gestor(a) assume uma responsabilidade pública de agir na garantia da continuidade e consolidação de políticas de saúde de acordo com as diretrizes constitucionais e legais do SUS, e que, portanto, não se encerra no período de um governo. Praticar a responsabilidade coletiva significa dizer que Ser Gestor(a) de SUS, exige um agir político de mediação e diálogo permanente, com participação do dirigente e sua equipe da Secretaria Municipal de Saúde nas instâncias de decisão e de negociação municipais, regionais, estaduais e federais.
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P: Por que não houve disponibilidade de transporte para meu caso?
R: Não podemos avaliar a situação de forma genérica, cada caso é específico, via de regra o Transporte Sanitário é fornecido exclusivamente para pacientes da rede pública ou conveniada/contratada do SUS.
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P: Tenho Tratamento Fora de Domicílio em outro Município ou Estado, por período indeterminado, terei direito à lanche e se necessário refeição e estadia?
R: O Tratamento Fora de Domicílio, conforme Portaria SAS 55 de 24/02/99, prevê liberação de ajuda de custo de alimentação e estadia somente a pacientes atendidos na rede pública ou conveniada/contratada do SUS, que não estejam hospitalizados no município de referência, que não estejam em município com distância menor que 50 Km de distância e em regiões metropolitanas e apenas quando houver solicitação do médico ou assistente social do local no qual houve autorização por meio da garantia de atendimento no município de referência com horário e data definido previamente.
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Para consulta com um especialista o que é preciso?
Para consulta com um médico especialista, primeiramente é necessária uma consulta com um dos médicos de Saúde da Família. O próximo passo após ser encaminhado é a admissão desse pedido pelo controle de filas para que sua clínica seja reconhecida e sua posição definida através de graus de prioridade.
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Para doar sangue devo pagar?
Não, o serviço é gratuito, inclusive é um ato de CARIDADE da parte do cidadão.
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Para eu ser atendido imediatamente por um profissional o que é necessário?
É assegurado o acesso e o acolhimento por um profissional da unidade de saúde e este deve receber e ouvir todas as pessoas que procuram seus serviços de modo universal e sem exclusão, a fim de contribuir para resolutividade e efetividade dos problemas encontrados nos serviços de atenção primária.
A prática do acolhimento pelos profissionais da atenção primária tem como principal foco atender as necessidades dos usuários privilegiando a organização das ofertas dos serviços a partir das demandas de saúde apresentadas.
Portanto, ao comparecer a uma unidade de saúde primeiramente você será recepcionado e logo direcionado para sua necessidade obedecendo aos critérios de atendimento, que são baseados nas condições de saúde, avaliados pelo primeiramente através da escuta e logo pela análise dos sinais vitais que irão definir essa prioridade.
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Para ser vacinado o que é preciso?
A vacinação é para todos, devem comparecer com o cartão de vacinação para registro da dose. Informações sobre vacinas especiais e vacinação em pacientes acamados são informados diretamente o Centro Municipal de Saúde.
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Por que a doação de sangue é feita em Pouso Alegre e não em Varginha?
No Estado de Minas Gerais a Instituição responsável por todo processo relacionado a coleta e manejo de hemoderivados é a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais – HEMOMINAS, instituída pela Lei nº 10.057, de 26 de dezembro de 1989 e conforme Decreto n° 45.822 de 19 de dezembro de 2011 que aprovou o estatuto e tem por finalidade garantir à população a oferta de sangue e hemoderivados de boa qualidade, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Política Estadual de Saúde. A unidade responsável pela coleta mais próxima para o Município de Carmo da Cachoeira é o Hemocentro de Pouso Alegre, anteriormente eram realizadas no Hemocentro de Varginha que foi desativado. Em algumas situações poderá haver solicitações de doações em Varginha, mas está restrita apenas à pacientes internados nas instituições de saúde de lá, não sendo local para as doações rotineiras.
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Por que há o acompanhamento de um(a) servidor(a) no veículo que transporta os doadores de sangue?
O desígnio do(a) servidor(a) faz referência há questões ocorridas na vivência do próprio serviço. Além de realizar a organização administrativa que se resume a:
a) acompanhamento dos agendamentos prévios emitido pelo Hemocentro de Pouso Alegre;
b) Controle dos cadastros dos doadores;
c) Contato com o doador;
d) Agendamento do veículo;
e) Previsão de alimentação (lanche) pós doação;
f) Controle das frequências e apresentação das planilhas e planejamento das próximas doações.
Tem-se também um controle assistencial no que diz respeito ao caminho percorrido pelos pacientes no deslocamento, chegada para a doação, em que pode ocorrer vários eventos no trajeto e no próprio local da doação, como hipoglicemias, tonturas, mal súbitos, etc., inclusive que já ocorreram em algumas ocasiões com os pacientes que deslocavam apenas com o motorista e sem familiares. O(a) servidor(a) tem formação como Técnico de Enfermagem com experiência em serviços de saúde de assistência o que lhe garante olhar diferenciado. Esse acompanhamento aumenta a capacidade de resolução e de tomada de decisão se necessário na chamada de um serviço de urgência por exemplo.
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Por que não posso levar um acompanhante no veículo que transporta os doadores de sangue?
Apenas menores de 18 anos tem direito a um acompanhante na doação de sangue, o município já destina um (a) servidor(a) para o acompanhamento dos cidadãos doadores e também pelo fato de não haver logística que permita um acompanhante por pessoa, uma vez que necessitaria disponibilização de 2 ou 3 veículos para tal.
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Por que não se realiza vacinação em casa?
Na verdade existe sim a realização de algumas vacinações em ambiente domiciliar, são elas: vacinações em campanhas específicas e vacinação em pacientes acamados, para mais informações procure o Centro Municipal de Saúde.
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Porque não posso ir ao INSS com o carro da saúde?
O Transporte Sanitário é fornecido exclusivamente para pacientes da rede pública ou conveniada/contratada do SUS, ou seja, para fins de Saúde.
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Posso pegar carona com os veículos da Saúde?
Não. O Transporte Sanitário é fornecido exclusivamente para pacientes da rede pública ou conveniada/contratada do SUS, com o serviço disponível fora do domicílio previamente agendado com data e local definidos. É organizado por meio de logística no Serviço de Transporte Sanitário. Vagas em transportes podem estar disponíveis nos momentos de fechamento das viagens, porém só poderão ser ocupados por pacientes que estejam aguardando no local de saída dos veículos e que tenha como finalidade serviços de saúde.
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Posso solicitar a um Agente de Combate às Endemias que limpe meu imóvel?
Não. Os Agentes de Combate às Endemias não realizam esse tipo de serviço apesar de parecer que o façam. Na realidade eles eliminam focos de criadouros já estabelecidos em que potencialmente possam armazenar larvas ou que já as contenham.
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Posso solicitar ao Gestor que compre meu medicamento?
O Gestor Municipal de Saúde tem o dever de implementar as Políticas de Saúde Federais e Estaduais e Planejar a Política Municipal. As políticas são feitas para a população de maneira criteriosa e generalizada, a política individual só é realizada nos seguintes casos
- Extrema necessidade, comprovada por meio de apoio de evidencias científicas e de tratamento que tenham como precedentes uso de terapias já existentes no SUS e não adaptadas aos pacientes, marcadores laboratoriais e exames afins, conforme solicitação médica. Em resumo partimos de duas perguntas essenciais:
- O paciente utiliza ou utilizou medicamentos de 1ª e 2ª linhas de tratamento para a doença?
Se afirmativo todos resultados foram insatisfatórios e lavaram o paciente a falências?
Se as duas acima forem afirmativas, o medicamento poderá ser solicitado por pleito do paciente à CFT por meio de Relatório Específico disponível na UDM-FT (RELATÓRIO MÉDICO PARA ACESSO ÀS MEDICAÇÕES, PROCEDIMENTOS E OPMES NÃO DISPONÍVEIS PELO SUS), o qual passará por análise técnica de profissional responsável na Central de Regulação Municipal. Se aprovado será encaminhado para análise econômica e previsão de compras. Será emitida Certidão de autenticidade de liberação o qual permitirá o paciente retire o medicamento mediante receita atualizada e vigente. O prazo para análise dos pedidos das medicações tratadas aqui será de 30 dias corridos; o prazo para primeira disponibilização será de mais 30 dias corridos. Não há compromisso de dispensação regular por esta Secretaria
- Outra forma é por meio de Ordem Judicial.
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Preciso consultar com um médico especialista no SUS, como faço?
Para consulta com um Médico Especialista, primeiramente o cidadão deverá ter passado por um Médico da Família das portas de entrada da Atenção Primária à Saúde do Município que são as Unidades Básicas de Saúde de Estratégia de Saúde da Família. Após consulta com Médico da Família, se necessário, o cidadão será encaminhado ao especialista e aí sim poderá pleitear o acesso gratuito, universal e integral às consultas especializadas. O Médico da Família esta apto a resolver 80% de todos os casos de saúde de sua área.
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Quais produtos ou serviços são disponibilizados na Clínica Odontológica Municipal?
Não há disponibilização de produtos de distribuição gratuita na Clínica Odontológica Municipal, porém vários são os serviços disponibilizados, que são encontrados na: “Carteira de serviços da Atenção Primária”
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Quais produtos ou serviços são disponibilizados na Farmácia de Todos?
Por meio de distribuição gratuita, conforme Política Nacional de Assistência Farmacêutica encontra-se na Farmácia de Todos, os Medicamentos Básicos e Insumos Básicos de Saúde dispostos na REMUME vigente (2019) que faz parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, são eles medicamentos genéricos e similares de maior circulação e comum uso. Para recebimento dos Medicamentos de Alto Custo, que são disponibilizados pelo Estado e pela União pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica é necessário realização de processos específicos conforme doença relacionada. Para os medicamentos estratégicos disponibilizados pela União que são para doenças como Influenza H1N1, Tuberculose, Hanseníase, medicamentos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, haverá o cadastro específico do paciente nos programa conforme doenças, mas para início de tratamento é possível distribuição imediata.
Por meio de dispensação estes são feitos apenas à pacientes cadastrados nos Programas Municipais e encontra-se: Fraldas Descartáveis, Fórmulas Nutricionais Especiais Industrializadas; Coberturas para curativos, órteses, próteses e materiais especiais de Suporte Profilático e Terapêutico.
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Quais produtos ou serviços são disponibilizados na Unidade Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde?
R: São disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde: Serviço de Regulação, Controle, Avaliação, Auditoria, Tratamento Fora de Domicílio e Transporte; Serviço de Vigilância Sanitária e Meio Ambiente e Vigilância Epidemiológica; Serviço de captação de doadores de sangue.
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Quais produtos ou serviços são disponibilizados nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família?
Não há disponibilização de produtos de distribuição gratuita nas UBS-ESF, porém vários são os serviços disponibilizados por elas, que são encontrados no Manual: “Carteira de serviços da Atenção Primária”
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Quais produtos ou serviços são disponibilizados no Centro Municipal de Saúde?
Realização de Teste do Pezinho para recém nascidos, consultas na especialidade de Cardiologia e vacinação conforme Calendário do Ministério da Saúde. Há a previsão de atendimento médico até final do ano nas especialidades de Psiquiatria, Neurologia, Ginecologia e Pediatria. E realização as Ultrassonografias.
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Quais são os requisitos para doação de sangue?
Existem normas para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, em Minas Gerais a Fundação Hemominas é a responsável por segui-las. O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças. Os requisitos para doação de sangue são:
- Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade;
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar
Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)
Menores de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.
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Quando devo receber Visita Domiciliar regular do Agente Comunitário de Saúde?
A VD é uma atividade central do processo de trabalho do ACS e poderá ser realizada com frequência média de 01 (uma) visita família/mês, sendo que as famílias com maior necessidade deverão ser visitadas com mais frequência. Porém, alguns casos não permitem a realização das Visitas por fatores do cotidiano como a ausência do próprio morador devido às atividades de trabalho ou quaisquer outras situações, problemas com restrições no local da visita como tráfico de drogas e situações de risco à integridade do ACS, situações climáticas desfavoráveis, etc., por existir um planejamento e pacientes que necessitam mais de visitação que outros, acaba que não é possível a frequência mensal de visitas em algumas residências.
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Quanto tempo terei que esperar para conseguir uma consulta com Médico Especialista?
R: O prazo médio para consulta com especialista pode variar conforme necessidade de saúde indicado pelo Médico da Família. Os graus de prioridade são:
a) Necessidade de Emergência: liberação com prioridade e com paciente internado;
b) Necessidade Alta: liberação média de 15 a 29 dias;
c) Necessidade Média: liberação média de 30 a 45 dias;
d) Necessidade Baixa: liberação média de 46 a 60 dias;
e) Necessidade Baixíssima: liberação média de 61 a 120 dias; e
f) Rotina: liberação média de 121 dias a tempo indeterminado.
P: Por que algumas pessoas conseguem suas consultas ou exames mais rápidos que outras?
R: A liberação das solicitações está condicionada aos critérios de graus prioridade conforme apresentados anteriormente, obedecendo ao princípio da EQUIDADE em que o paciente que tem mais necessidade de saúde, terá sua solicitação atendida primeiramente.
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Se eu quiser um exame ou uma consulta particular para não entrar na fila do SUS terei direito ao transporte?
Não. O Transporte Sanitário do SUS é disponibilizado apenas para pacientes que vieram pelo fluxo correto das portas entradas da Atenção Primária à Saúde, ou seja, pelas Estratégias de Saúde da Família, ou que, na falta da disponibilização de um determinado serviço por deficiência do SUS, optaram por realizá-lo de forma particular.
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SERVIÇO DE CONTROLE DE ENDEMIAS P: Algum dos produtos ou serviços são pagos?
R: Não, todos os serviços são gratuitos.
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SERVIÇO DE CONTROLE DE ENDEMIAS P: O que é o Serviço de Combate às Endemias?
R: Endemia é a classificação dada para doenças que ocorrem com frequência em uma região delimitada e se mantêm restritas a ela. Popularmente, se fala que a doença é “típica” daquele local. O serviço de Endemias, inserido dentro do setor de Vigilância Epidemiológica, é vulgarmente conhecido como controle dengue que é um dos tipos de doenças inclusas nos tipos de endemias. Além da dengue controla-se variadas doenças transmissíveis por insetos e variados animais de diferentes classes. . Demais serviços podem ser encontrados na “Carteira de serviços da Atenção Primária”
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Tenho medicamentos vencidos ou que não uso mais em casa, o que fazer?
Devido aos grandes riscos à saúde humana e ao meio ambiente, o descarte de medicamentos e cartelas vazias deve ser feito em pontos de coleta específicos, no caso de nosso município os medicamentos vencidos podem ser entregues na Unidade da Farmácia de Todos para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta. O armazenamento de medicamentos em casa aumenta o risco de intoxicação para vocês mesmo e para seus familiares, animais domésticos e meio ambiente podendo contaminar água e solo.
Se o medicamento ainda estiver dentro da validade, ele pode ser entregue também na Unidade da Farmácia de Todos Municipal para que seja direcionado novamente para outros pacientes, porém é necessário que esteja em perfeitas condições, e tenha sido armazenado em local seco, arejado e sem ação da luz solar.
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Tenho problemas com infestação de insetos na minha casa, a responsabilidade é da Vigilância Sanitária?
Não. A responsabilidade sobre infestação de insetos pode estar ligada à má preservação do Bioma local, más condições sanitárias como esgoto a céu aberto, entulhos, lixo, etc., porém, não existe previsão legal para a incidência do poder público nessas questões, exceto para as possíveis causas que terão suas resoluções:
- Manutenção do meio ambiente: SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE;
Esgoto a céu aberto, entulhos e lixo: SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS.
A Vigilância Sanitária tem perfil educativo e fiscalizador e deverá Notificar estas Secretarias quando houver esses casos.
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Tenho problemas com lixo doméstico na minha rua, a responsabilidade é da Vigilância Sanitária?
: Não. A responsabilidade sobre o Lixo doméstico (comum) é do Serviço de Limpeza Municipal da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. A Vigilância Sanitária tem responsabilidade sobre os Resíduos Sólidos em Saúde (lixo hospitalar). A Vigilância Sanitária tem perfil educativo e fiscalizador e deverá Notificar estas Secretarias quando houver esses casos.
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Tenho um terreno baldio ao lado de minha residência e o mato está alto, a responsabilidade é da Vigilância Sanitária?
Não. A responsabilidade na manutenção de imóveis com mato e/ ou lixo é de responsabilidade do próprio proprietário como prevê o Art. 34 do Código de Posturas do Município. Em casos de não resolução a Vigilância Sanitária é quem irá auxiliar com a Notificação do proprietário. Atualmente esta ação é mais comumente realizada pelo Serviço de Controle de Endemias Municipal, devido às possibilidades de haver criadouros do mosquito Aedes Aegypti transmissor de doenças e também por possuir maior número de servidores, os Agente de Combate às Endemias, que realizam o serviço de monitoramento mensalmente.
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Tenho vazamento de água do vizinho para minha casa, chamo a Vigilância Sanitária?
NÃO. A instituição corresponsável por auxiliar na resolução do problema poderá ser a COPASA, porém, mesmo esta não tem competência para dizer o que deverá ser feito. A ação deverá ser resolvida entre particulares sem a interferência do poder público.