29 ABR 2024
Promovendo a Saúde na Escola: Combate ao Uso Abusivo de Álcool e Drogas

No dia 26 de abril de 2024, os Técnicos em Agente Comunitário de Saúde da região realizaram uma palestra de extrema importância na Escola Estadual Pedro Mestre, voltada para os alunos do 8º e 9º ano. O tema central abordado foi o "Uso Abusivo de Álcool e Drogas", uma questão relevante que afeta não apenas os indivíduos, mas também suas famílias e comunidades.

Durante a palestra, foram destacados diversos pontos cruciais relacionados aos impactos negativos do uso abusivo dessas substâncias, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico. Os alunos foram guiados por uma reflexão sobre os riscos associados ao consumo excessivo de álcool e drogas, incluindo problemas de saúde mental, dependência química, acidentes, violência e desestruturação familiar.

Além disso, os técnicos forneceram informações sobre os sinais de alerta que podem indicar o início de um problema com álcool ou drogas, bem como estratégias de prevenção e de busca por ajuda adequada. A importância da busca por apoio emocional e de saúde foi enfatizada, destacando os recursos disponíveis na comunidade para aqueles que enfrentam esses desafios.

A interação com os alunos foi fundamental, pois permitiu esclarecer dúvidas e desfazer mitos comuns sobre o uso de substâncias psicoativas. Os estudantes foram incentivados a tomar decisões conscientes e responsáveis em relação ao seu bem-estar e ao cuidado com suas próprias vidas.

Esta iniciativa demonstra o compromisso da comunidade escolar e dos profissionais de saúde com a promoção de hábitos saudáveis e a prevenção de problemas relacionados ao uso indevido de álcool e drogas. Espera-se que os conhecimentos adquiridos nesta palestra possam ser aplicados no cotidiano dos alunos, contribuindo para uma vida mais equilibrada e saudável, tanto agora quanto no futuro.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024