14 SET 2022
VACINA CONTRA HPV E MENINGITE.
A Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira - MG, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Centro Municipal de Saúde (Postinho), comunica sobre a ampliação da vacinação contra o HPV e Meningite para grupos de crianças.

💉  Utilizada em mais de cem países como estratégia de prevenção e redução de doenças ocasionadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe, a vacina que protege contra o Papilomavírus Humano (HPV) passará a ser aplicada permanentemente em meninos de 9 e 10 anos, nova faixa etária incorporada no público-alvo.

👉  Com a mudança, a vacinação passa a ser aplicada para todos na faixa etária entre 9 e 14 anos de idade, independentemente do sexo.

💉  A meningite meningogócica é transmitida por um grupo de bactérias chamadas meningococos, e provoca inflamação na meninge membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. A transmissão se dá por meio das vias respiratórias, ou seja, pelo ar. Pode deixar sequelas neurológicas, auditivas e dores crônicas.

👉  O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade. Segundo a nova orientação do Ministério da Saúde, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da meningocócica C.

Fonte: OMS.

👉  Para mais informações, procurar diretamente o Centro Municipal de Saúde (Postinho). Não se esqueça de levar a carteirinha de vacinação.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde