24 SET 2021
PALESTRA SOBRE DEPRESSÃO E SUICÍDIO - SETEMBRO AMARELO
PALESTRA SOBRE DEPRESSÃO E SUICÍDIO - SETEMBRO AMARELO

O Setor de Comunicação da Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira - MG, recebeu o convite da pisicóloga Carmen Sheila Villela Veiga atuante na rede municipal de saúde, juntamente com os colaboradores do PSF 1 (Bom Retiro) e PSF 3 (Praça de Esportes) para participar da palestra sobre depressão e suicídio que ocorreu na tarde de hoje, dia 24 de setembro.

A iniciativa dessa palestra, além de ter sido muito bem apresentada pelos seus idealizadores de maneira simples e direta, foi transmitida com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.

No decorrer da mesma, a pisicóloga explicou sobre os tipos de depressão, suas causas, sintomas e tratamento. Alertou também sobre a prevenção do suicídio, e a importância de procurar tratamento médico e psicológico, ou seja, a procura de um tratamento profissional.

Agradecemos aos colaboradores do PSF 1 e a psicóloga pelo convite e a palestra, pois, ainda é um assunto pouco discutido pela sociedade, e se faz importante para nossa comunidade.

💛 ATENÇÃO 💛

Se você está deprimido ou angustiado, sem vontade de viver, é fundamental buscar ajuda o mais rápido possível. Existem alternativas ao suicídio e buscar o auxílio adequado é o primeiro passo. Os acompanhamentos médicos e psicológicos são as maneiras mais eficazes de tratamento.

As pessoas que pensam em suicídio normalmente estão tentando fugir de uma situação da vida que lhes parece insuportável, buscando o alívio por:

sentirem-se envergonhadas, culpadas ou por se acharem um peso para os demais;

sentirem-se vítimas;

sentimentos de rejeição, perda ou solidão.

DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA, FIQUEM ATENTOS