A Ouvidoria da Prefeitura de Carmo da Cachoeira é um canal direto de comunicação entre o cidadão e o Poder Executivo Municipal, com a finalidade de receber, analisar e encaminhar manifestações da sociedade, garantindo o direito à participação, à transparência e à melhoria contínua dos serviços públicos.
A Ouvidoria recebe, registra, encaminha e acompanha manifestações dos cidadãos nas seguintes modalidades:
Denúncias: comunicação de irregularidades, ilegalidades ou condutas inadequadas de servidores ou agentes políticos;
Reclamações: críticas ou insatisfações quanto aos serviços prestados pela Prefeitura Municipal;
Solicitações: pedidos de providência, informações ou serviços;
Sugestões: propostas de aprimoramento da gestão executiva e administrativa;
Elogios: reconhecimento de boas práticas ou atendimentos de qualidade.
Recebimento da manifestação por qualquer dos canais;
Registro e Protocolo com número identificador;
Análise e Classificação do tipo e conteúdo da manifestação;
Encaminhamento aos setores competentes, se necessário;
Acompanhamento e Retorno ao manifestante com a resposta final;
Avaliação de Satisfação para melhoria contínua dos serviços.