• Cópia atualizada da matrícula do imóvel (expedida a menos de 30 dias);
• Caso a aquisição do imóvel seja realizado com recursos através de financiamento: cópia da opção de compra/venda onde constem discriminados os valores de recurso próprio, valor FGTS e valor financiado. Bem como, discriminar se o valor do financiamento é oriundo do Sistema Financeiro de Habitação (por exemplo: Minha Casa Minha Vida).
• Caso a aquisição do imóvel seja através de leilão ou adjudicação: cópia da carta de arrematação e/ou Documentos que comprovem o processo.
Encaminhar ao Setor de Tributos através do e-mail tributacao@carmodacachoeira.mg.gov.br ou de forma presencial no Setor de tributos da Prefeitura Municipal guia de ITBI preenchida em 2 vias e a matrícula atualizada do imóvel. Após o recebimento, se a documentação estiver de acordo a Comissão de Avaliações terá até 10 dias para fazer a avaliação do imóvel. Será respondido o e-mail do contribuinte com o envio da guia para recolhimento do imposto. Após confirmação do pagamento do ITBI, o contribuinte poderá retirar no setor a documentação para ser encaminhada ao Tabelionato.