05 MAR 2024
Conhecendo os Sintomas: Gripe, COVID e Dengue
A Secretaria Municipal de Saúde tem como prioridade a orientação e o cuidado com a população, especialmente durante períodos de aumento da incidência de doenças como a COVID-19, Dengue e Gripe. Com o intuito de promover a conscientização e a prevenção, é importante conhecer as principais diferenças entre os sintomas dessas enfermidades.

A COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, apresenta uma variedade de sintomas que podem variar de leves a graves, incluindo febre, tosse seca, dificuldade respiratória, dor de garganta, perda de olfato e paladar, entre outros. No entanto, é fundamental ressaltar que muitos desses sintomas também podem estar associados a outras condições de saúde.

A Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é caracterizada por sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, além de manchas vermelhas na pele. Em casos mais graves, pode ocorrer sangramento e queda da pressão arterial.

Já a Gripe, causada pelo vírus Influenza, geralmente se manifesta com febre súbita, calafrios, dor de garganta, tosse, dores musculares e fadiga extrema. Embora os sintomas da gripe sejam semelhantes aos da COVID-19 e Dengue, geralmente são menos graves.

Diante dessas semelhanças, é essencial que qualquer pessoa que apresente sintomas suspeitos busque orientação médica o mais rápido possível. Somente um profissional de saúde poderá fazer uma avaliação adequada e indicar o tratamento correto. Além disso, seguir as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, a higienização frequente das mãos e a eliminação de possíveis criadouros do mosquito da Dengue, são medidas importantes para reduzir o risco de transmissão dessas doenças.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde