Ir para o conteúdo

Carmo da Cachoeira
Acompanhe-nos:
Rede Social facebook_carmo
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
AGO
09
09 AGO 2021
CULTURA
XII BATIZADO E TROCA DE CORDAS - GRUPO DE CAPOEIRA NEGRO ARTE
enviar para um amigo
receba notícias
PROCESSANDO ÁUDIO

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Carmo da Cachoeira - MG, teve a honra de apoiar acompanhar nos dias 06 e 07 de Agosto de 2021, o XII Batizado e Troca de Cordas do Grupo de Capoeira Negro Arte de Carmo da Cachoeira - MG que no dia 02 desse mês completou 8 anos de aniversário.
🪘 VOCÊ SABE O VALOR QUE A CAPOEIRA TEM ?
🇧🇷 A Capoeira talvez seja a expressão do que há de mais brasileiro em termos de cultura e história, já que se trata de uma luta criada no Brasil por escravos de origem africana.
👉 Isso é tão significativo que no exterior a capoeira é conhecida como “brazilian martial art”, ou arte marcial brasileira.
🪘 Por ser praticada em grupo e acompanhada de música constante que impõe ritmo aos movimentos, muitas pessoas a confundem com um jogo ou algum tipo de dança, mas como já disse Mestre Pastinha: “Capoeira Angola é, antes de tudo, luta”.
🌱 O termo capoeira significa “o mato que nasce depois do desmatamento”, provavelmente porque era praticada entre esses matos, com os lutadores próximos ao chão, para não serem descobertos pelos seus senhores.
👳🏿🧑🏿🦱 É preciso dizer que nessa época a capoeira era uma prática proibida, pois com os escravos treinando sua forma de defesa pessoal, poderiam trazer problemas para aqueles que se consideravam seus “donos”. No entanto, ainda que proibida, a capoeira nunca deixou de ser praticada e ensinada.
"Nós da Secretaria Municipal de Cultura, sentimos muito honrados e emocionados em acompanhar um evento tão bonito e importante para nossa comunidade. Lembramos que há anos os capoeiristas de nossa cidade veêm lutando para manter essa tradição de pé. Muito axé para vocês"
Agradecemos a todos os participantes desse envento maravilhoro, e com um significado de representatividade poderoso. Agradecemos ao Contra Mestre Lelê Alexandre Toledo e ao Monitor Negodeives Kpoeira pelo convite, e por nos proporcionar um evento de muito aprendizado e emoção.
Observação: Todos os participantes respeitaram as orientações para proteção contra a COVID - 19.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
Local: Carmo da Cachoeira - MG
Seta
Versão do Sistema: 3.2.6 - 05/09/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia