EnfeiteDÊ SUA OPINIÃO - Acessar enquetes
O que você acha da estrutura do novo site da Prefeitura?
Ruim.
Médio.
Bom.
Muito Bom.
Ótimo.

27/03/2018 às 09:02:00
Dia Mundial da Água – Conscientização nas escolas municipais

› Local: Carmo da Cachoeira - MG
O uso racional e sua preservação são fundamentais para garantir qualidade de vida para a nossa geração e para as futuras.

No último dia 22 foi comemorado o Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992. No município de Carmo da Cachoeira foram promovidos nas escolas públicas da rede municipal, diversos trabalhos abordando o tema, principalmente a conscientização da importância deste elemento tão fundamental para a nossa vida e a necessidade de se usar a água de forma consciente para que este recurso não se esgote.

Além de instituir o Dia Mundial da água a ONU divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água ordenado em dez artigos. Veja um breve resumo desta declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2-A água é a seiva do nosso planeta;

3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8- A utilização da água implica respeito à lei;

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação/Portal Brasil Escola