EnfeiteDÊ SUA OPINIÃO - Acessar enquetes
Qual tema você gostaria que aparecesse com mais frequencia aqui no site?
Saúde.
Educação.
Obras e Serviços Urbanos.
Eventos.
Assistência Social.
Planejamento/Finanças.

19/06/2019 às 14:53:00
Circuito Turístico Vale Verde e Quedas D’água

Os municípios associados ao Circuito Turístico Vale Verde e Quedas D’água, ao longo do mês de junho de 2019, elaboraram o presente Planejamento Estratégico, em parceria com o Sebrae, com o objetivo de desenvolver estratégias capazes de reposicionar o Circuito Turístico enquanto Instância de Governança forte e atuante no fortalecimento do turismo regional e na consolidação da sua cadeia produtiva.
Washington Franco Mathias, autor do livro PROJETOS – Planejamento, Elaboração e Análise (1996), define Planejamento Estratégico como “... sendo um processo de tomada de decisões interdependentes, decisões estas que procuram conduzir a [organização] para uma situação futura desejada...”. Desta maneira, o modelo de planejamento adotado pelo circuito teve sua base estruturada para dar voz aos interesses da população local, de modo a promover, por meio dos seus representantes, a participação de todos os integrantes desse sistema como alertam Marques e Bissoli (1999).
O planejamento consiste então, na preparação de medidas a serem adotadas para a tomada de decisões que antecipem o futuro e definam atitudes que viabilizem os objetivos a serem alcançados, tanto em âmbito organizacional quanto territorial. No que tange aos objetivos organizacionais propõe impulsionar a organização, no caso a associação Circuito Turístico Vale Verde e Quedas D’Água, no caminho do seu crescimento e fortalecimento institucional. Já na perspectiva espacial, o intuito é de evitar ou minimizar a ocorrência de impactos indesejados e inesperados (ocasionados normalmente pela falta de planejamento), assim como maximizar resultados positivos almejados.
Para o circuito, o planejamento deve estar diretamente ligado às políticas de desenvolvimento do setor de turismo, envolvendo instituições, gestores públicos, empresários, turistas e, principalmente, a população residente. Utilizando o processo de planejamento estratégico é possível avaliar os impactos das ações e dos programas turísticos e institucionais definidos, permitindo também considerar os efeitos que cada elemento tem sobre os outros e certificar-se do desenvolvimento de um processo de crescimento do turismo que cumpra com seu objetivo: gerar qualidade de vida e oportunidades para as populações dos municípios associados.
Este documento foi elaborado de maneira participativa pelos gestores municipais, gestão e diretoria do circuito e Sebrae, que apresentam neste Planejamento Estratégico a maneira com a qual o Circuito Turístico Vale Verde e Quedas D’água deve atuar junto aos governos municipais, estadual e federal, bem como junto as empresas privadas e a sociedade civil da região, além de indicar as ações a serem desenvolvidas para o cumprimento das sua missão institucional, criada neste processo e também presente neste documento.
Para a sua elaboração procurou-se encontrar os principais pontos fracos e fortes do Circuito e dos seus municípios, buscando entender a trajetória institucional e territorial considerada (de onde viemos e onde estamos) e quais as melhores maneiras de se chegar ao objetivo.
Entendemos que este é o primeiro passo para que se iniciem as mudanças e renovações necessárias para a consolidação do Circuito Turístico Vale Verde e Quedas D’Água. Acreditamos, ainda, que este Plano contenha todas as informações necessárias para que uma nova fase tenha início, para que a tomada de decisão seja feita de maneira planejada e contundente, possibilitando a continuidade das ações ao longo dos anos e a concretização dos objetivos propostos.
Este Planejamento Estratégico representa, portanto, o desejo de desenvolvimento turístico, econômico e cultural de toda uma região, através da gestão profissional, da união e do comprometimento dos Associados ao Circuito Turístico Vale Verde e Quedas D’Água.