14 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE.
🗓️ Todos os anos, em 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
🩸 Seu objetivo é aumentar a conscientização sobre a necessidade de sangue e produtos sanguíneos seguros para transfusões e a contribuição crucial que os doadores de sangue voluntários dão aos sistemas nacionais de saúde.
🇧🇷 Além disso, esta data oferece uma oportunidade para chamar os governos e as autoridades nacionais de saúde a fornecerem recursos suficientes e estabelecerem sistemas e infraestruturas para aumentar a coleta de sangue de doadores voluntários.
🅰️ 🆎 🅱️ 🅾️ Sangue e hemoderivados seguros, bem como sua transfusão, são aspectos fundamentais da atenção e saúde pública. Diariamente, eles salvam milhões de vidas e melhoram a saúde e a qualidade de vida de muitos pacientes. A necessidade de sangue é universal, mas o acesso para todos os que precisam não é. A escassez de sangue é particularmente crítica nos países em desenvolvimento.
🤔 Saiba o que é preciso para ser um doador:
- estar em boas condições de saúde;
- ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita antes de completar 60 anos;
- pesar no mínimo 50 kg;
- ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
- evitar alimentação exagerada e gordurosa, nas 3 horas que antecedem a doação;
- apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do doador;
- para os menores de idade é necessário estar acompanhado do pai ou da mãe;
- quem fez tatuagem, micropigmentação ou colocou ‘piercing’ pode doar 12 meses após a realização do procedimento, enquanto a endoscopia, após 6 meses;
* Candidatos à doação que tiveram Covid-19, estando totalmente sem sintomas da doença, podem doar sangue 30 dias após a cura.
* Candidatos vacinados contra Covid-19 podem doar: 48 horas após vacina Coronavac (Sinovac/Butantan), 7 dias após vacina, Oxford (AstraZeneca/Fiocruz), e 7 dias após vacina da Pfizer/BioNtec.
Fonte: Ministério da Saúde.
Na dúvida, entre em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Carmo da Cachoeira - MG no (35) 3225 - 1630.
"A doação de sangue deve ser como a corrente sanguínea: não pode parar."