26/09/2018 às 14:36:00
1º Concurso Gastronômico de Comidas Típicas da Escola São Sebastião

› Local: Escola Municipal São Sebastião
valorização do homem docampo através da gastronomia

Hoje dia 26 de setembro, foi promovido na Escola Municipal São Sebastião (Serra Rica), o 1º Concurso Gastronômico de Comidas Típicas. Mães de alunos prepararam pratos nas categorias; prato salgado e prato doce, que foram julgados e avaliados pelos jurados formadores da banca. O objetivo do concurso foi o de resgatar, valorizar e dar visibilidade a cultura do homem do campo.

Antes do início das degustações a criançada apresentou uma linda peça teatral, sobre uma galinha que sempre pedia ajuda para os amiguinhos para plantar, colher, cozinhar e nunca era atendida. O teatrinho arrancou risadas e cativou jurados e presentes.

Após a apresentação de teatro, foi formada a comissão de jurados para avaliação dos pratos apresentados. O júri foi formado por membros da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e um membro da apoiadora do evento. Os pratos foram avaliados em dois quesitos: apresentação e sabor.

Os pratos foram servidos um de cada vez, primeiros os pratos salgados e depois os doces, cada qual em recipientes adequados a cada tipo apresentado.

Terminadas as degustações foram escolhidos os melhores pratos na opinião dos votantes, a lista será divulgada no fim da matéria, e foi oferecida degustação dos pratos para os demais presentes.

As organizadoras do evento esperam que este primeiro concurso seja uma semente para um próximo evento como esse e que sirva de inspiração para as outras escolas e até mesmo para a nossa cidade.

Segue as vencedoras nas duas categorias.

Doces:
1º Lugar: Adriana Castelari Sarto – Pé de moleque