14/09/2018 às 07:00:00
Patrimônio: Nasce, cresce e não morre jamais

› Local: Carmo da Cachoeira - MG

Nos dias 11 e 12 de setembro de 2018, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo recebeu os funcionários da MGTM (empresa de Consultoria Tributária e Patrimonial) que presta serviços para nossa cidade.

O historiador Pedro Gabriel Arantes e a arquiteta Flávia Monteiro durante estes dois dias de trabalho, juntamente com o pessoal da secretaria, discutiram sobre os bens do Município a serem inventariados.  O inventário é o primeiro passo para que um bem passe a ser considerado patrimônio, significa mapear e documentar os bens culturais de maior relevância para a cidade.  Os bens podem ser materiais (casas, casarões, construções diversas e pode ser obras como estátuas ou praças) ou imateriais (festas, danças...)

Primeiramente tiveram que ser realizadas visitas aos locais que possivelmente poderão a ser passados a serem chamados de patrimônio como o Estádio Haroldo Caldeira, Estádio Bento Augusto Leite, Parque de Eventos Urbano Reis, poliesportivo “Godozão” e o terminal rodoviário; para verificar o atual estado de conservação dos mesmos, pois caso passem a ser considerados patrimônio, se faz necessário o envio de laudos sobre a estrutura, tais como sinais de depredação.

No relacionado aos bens imateriais foram feitas entrevistas e coletados depoimentos de alguns cidadãos cachoeirenses sobre criação das tradicionais festas, comemorações, procissões e outras manifestações de cunho cultural. Porém alguns fundadores e criadores já faleceram, por isso algumas entrevistas ou depoimentos foram feitos com seus descendentes.

Se trata de um trabalho de enorme importância para Carmo da Cachoeira, pois conta pontos para o ICMS CULTURAL, além de ser um modo de manter nossa história e cultura vivas.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo