01 DEZ 2021
 1 DE DEZEMBRO — DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS.
1 DE DEZEMBRO — DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS.

A Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira — MG, por meio da Secretaria de Saúde, traz a nesta publicação a importância de se discutir sobre o tema lembrando hoje, "Dia Mundial de Luta Contra a Aids".

🌎 No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Essa data foi instituída para despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a aids pela sociedade e órgãos públicos.

🇧🇷 No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital, municipais e organizações sociais.

Mas o que é AIDS?

> A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

> O HIV é um vírus que se instala no corpo humano de tal forma que ele não consegue se livrar, obrigando a pessoa a conviver para sempre com ele.

> Transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados, o HIV afeta especificamente as células do sistema imunológico, que sem o tratamento antirretroviral (TARV) torna o organismo, ao longo do tempo, incapaz de lutar contra infecções (AIDS).

"Muitas pessoas infectadas com o HIV não têm nenhum sintoma durante 10 anos ou mais, por essa razão, a única forma de saber se a pessoa está infectada com o vírus é por meio do teste e, caso a pessoa tenha sido exposta a uma situação de risco é recomendado solicitá-lo. A única forma de prolongar a vida das pessoas infectadas pelo HIV é com o tratamento antirretroviral, pois até o momento, não há previsões de cura".

Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022