04/07/2018 às 07:59:00
Campeonato de Capoeira traz atletas de várias cidades

› Local: Casa da Criança
A Roda de Capoeira - inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2008 - é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espaço e tempo, onde se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. Profundamente ritualizada, a roda de capoeira congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo. Na roda de capoeira se batizam os iniciantes, se formam e se consagram os grandes mestres, se transmitem e se reiteram práticas e valores afro-brasileiros. IPHAN

No último domingo dia 01 de julho, foi promovida aqui em Carmo da Cachoeira, a primeira etapa do Campeonato Regional de Capoeira. O evento que teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e também da Prefeitura Municipal, reuniu atletas de diversas cidades para um evento que além de ter características esportivas, traz consigo uma carga cultural enorme, uma vez que a capoeira é um patrimônio cultural do Brasil e da humanidade.

Segundo mestre Lelê do Grupo NEGRO ARTE, o evento teve como objetivo fazer com que a comunidade e órgãos vejam a capoeira como ela deve ser vista, como instrumento de transformação na vida das pessoas não importando a idade.  O Grupo Negro arte acredita que a capoeira desportiva por meio de competições sadias, tem o poder de despertar os interesses de jovens, que ao meio de uma realidade tão violenta, a capoeira pode ser um instrumento de resgate e prevenção a jovens de situação de risco. Além de ser um grande pilar de nossa cultura.
          O evento contou com atletas de Taubaté, Nepomuceno, São Bento Abade, Três Corações, Pains, Pimenta, Passos, Córrego Fundo, Paraguaçu, Luminárias, Cruzília, Lavras, Ribeirão Vermelho, Ingaí, Ijací, Formiga e Carmo da Cachoeira. Os atletas foram divididos em quarenta categorias, sendo uma absoluta para professores e outra para portadores de necessidades especiais. As 38 categorias restantes foram separadas entre masculino e feminino de 5 a 50 anos de idade.

Carmo da Cachoeira ficou em segundo lugar na competição e consagrou vários alunos campões, inclusive o mestre Lelê que venceu a categoria absoluto para professores.

Mesmo não existindo o número ideal de projetos que levem a capoeira mais longe, ela é e sempre será um instrumento rico de transformação e um elemento cultural de valor inestimável.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo / Grupo Negro Arte