A Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira — MG, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, teve a honra de acompanhar no dia, 19 de novembro o lançamento do primeiro livro da escritora cachoeirense Lara de Jesus Venâncio que ocorreu na Câmara Municipal da cidade, com número limitado de participantes devido aos protocolos de combata a COVID — 19.
Em “Princesa Helena”, é relatado a luta de uma mulher negra, que mesmo tendo nascido na realeza, sofre com a desconfiança daqueles que com ela convive. Para a escritora, a personagem Helena, traz consigo vários dilemas que não deixam de ser reais para as mulheres, e principalmente mulheres negras, como o machismo, racismo, misoginia dentre outros termos relacionados a contestação da capadidade feminina. O objetivo do livro é trazer para seus leitores o mundo da literatura através de uma história épica, mas com discursos atuais, ou seja, relatar a imagem da mulher como um ser sublime e empoderando perante a sociedade.
Ser uma escritora não é uma tarefa fácil, e não são muitos os que o conseguem. Trabalhar com palavras pode ser uma dádiva nas mãos certas. Há algo mais poderoso que palavras?
As palavras conseguem nos mudar, nos fazer chorar e rir, causa ódio e amor em simultâneo. O escritor está no meio disso tudo para tornar sonhos possíveis, nem que seja por um momento apenas. Escritores são criadores de um mundo fantástico, melhor do que o que habitamos, um mundo chamado, Terra da Imaginação, onde tudo é possível e não somos mais somente limitados seres humanos.
Lara, gostaríamos de agradecer a você pela sua belíssima obra literária e a contribuição para a cultura de Carmo da Cachoeira. É de grande relevância trazer em pauta a discussão sobre a força da mulher, e a da mulher negra, que por muitas vezes é discriminada em nossa sociedade.
Local: Câmara Municipal de Carmo da Cachoeira