Ir para o conteúdo

Carmo da Cachoeira
Acompanhe-nos:
Rede Social facebook_carmo
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
20
20 NOV 2021
HOMENAGEM
REPRESENTATIVIDADE NEGRA NO GERENCIAMENTO EDUCACIONAL
PROCESSANDO ÁUDIO

Vanisi do Carmo Santos, 54 anos, Professora, Diretora Escolar na Escola Municipal Professora Lourdes Galvão. (Vanisi Dos Santos)
Durante décadas vem sendo negados direitos às mulheres negras, dentre eles o de acesso ao trabalho em condições iguais. Ainda prevalece segundo a negação de tal possibilidade. Então, ao se considerar a inserção das mulheres negras no mercado de trabalho, é importante considerar que sua entrada neste meio é atravessada pela subjugação dos três séculos de escravidão e pelo estigma que pesa sobre estas trabalhadoras quanto às suas qualificações.
A educação é neste sentido, um caminho apontado pela nossa homenageada para contribuir com mudanças estruturais na conjuntura de desigualdade estabelecida no Brasil, principalmente por meio da racialidade da pobreza.
Deste modo, rompendo com as situações de exclusão e desigualdade, Vanisi como representante de uma pequena parcela de mulheres negras gestoras na área educacional, afirma com bastante orgulho que tem conseguido vencer barreiras institucionais e sociais por meio da educação. Embora este número ainda seja pequeno, mulheres como ela se tornam um referencial para outras mulheres, até mesmo na própria instituição.
Por isto, conhecer a trajetória não só de Vanisi, mas como as dos outros homenageados ao longo do dia, foi fundamental para compreender, na prática, algumas teorias a respeito das questões raciais e de gênero.
Concluímos que a noção de pertencimento étnico racial contribui sobremodo para seu empoderamento, ressaltando que, o sucesso profissional relacionado por estas pessoas não vieram facilmente, mas foi conquistado arduamente pelo seu empenho nos estudos e dedicação ao trabalho, tendo se estabelecido inclusive através de sacrifícios quanto a sua vida pessoal para se chegar a tal patamar.
No que se refere ao lugar que ocupam atualmente em nossa sociedade, e principalmente em Carmo da Cachoeira, percebe-se que embora estejam numa posição de prestígio e poder, ainda há limites para sua atuação. Assim, tem feito diferença o papel desempenhado por cada uma destes homenageados em seu ambiente de trabalho no que tange a defesa da igualdade.
Para finalizar este dia mais que especial, é preciso maior amparo legal para o combate ao preconceito de raça e gênero no Brasil. Só assim, as próximas gerações de mulheres negras do país terão uma melhor inserção no mercado de trabalho e oportunidades mais iguais de inclusão produtiva e crescimento profissional.
" É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial”, disse Vanisi citando Zumbi dos Palmares.
Gratidão a todos os participantes, e que esse dia seja da verdadeira consciência!
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
Local: Carmo da Cachoeira - MG
Seta
Versão do Sistema: 3.1.6 - 03/11/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia