20 NOV 2021
HOMENAGEM
REPRESENTATIVIDADE NEGRA EM CARGOS DE DESTAQUE

Tatiana Roberta Aparecida da Costa, 35 anos, Bacharel em Direito e Assessora de Gabinete na Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira — MG. (Tatiana Costa)
A consolidação de mulheres negras em cargos de destaque, apesar de mulheres como Tatiana ser inspiração para que a presença feminina negra aumente nos ambientes públicos, empresas e lideranças, elas carregam o peso de mostrar que ainda tem muito o que caminhar para garantir a equidade de gênero e de raça — principalmente na perspectiva brasileira, já que 25% da população é composta por negras, segundo o IBGE.
A trajetória de vida de nossa homenageada, é o nítido exemplo de como há desafios para se chegar ao alto escalão das organizações ou descobrirem rotas profissionais, por vezes, inovadoras, que as coloquem no lugar em que querem estar.
Ciente das dificuldades que muitas mulheres negras enfrentam para decolar no mercado de trabalho e, posteriormente, avançar nas oportunidades de carreira, Tatiana avalia que o mercado corporativo ainda precisa passar por um momento de “abrir a mentalidade” em relação à observação dos talentos para além de estereótipos e modelos pré-estabelecidos.
É motivo de orgulho ver mulheres como a Tatiana ocupando posições de destaque no ambiente de trabalho que, antes, jamais seriam cogitadas para tal em função da cor da pele, estilo de cabelo, universidade onde se formou, classe social, bairro onde mora.
O que aprendemos com ela nesse depoimento, é que não basta apenas sonhar; a sociedade e as pessoas precisam estar em constante transformação para que histórias inspiradoras como as dela se tornem cada vez mais comuns.
“Em uma sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista. Eu gostaria de ser lembrada como a pessoa que queria ser livre para que outras pessoas também pudessem ser”, disse Tatiana.
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
Local: Carmo da Cachoeira - MG