Ir para o conteúdo

Carmo da Cachoeira
Acompanhe-nos:
Rede Social facebook_carmo
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
NOV
20
20 NOV 2021
HOMENAGEM
20 DE NOVEMBRO - CONSCIÊNCIA NEGRA
PROCESSANDO ÁUDIO

A Prefeitura Municipal de Carmo da Cachoeira — MG, por meio da Secretaria de Educação e Setor de Comunicação, irá trazer ao longo deste dia, 20 de novembro, uma data de importância histórica para a nossa sociedade, por celebrar o dia da consciência negra no Brasil, uma série de entrevistas com representantes desse grupo étnico que ao longo deste ano se destacaram no serviço público, político e social de nossa cidade. Trazemos como uma forma de homenagem, mas também como convite a todos, para a reflexão sobre esse tema, sobre a origem dessa data e a importância de pensarmos o funcionamento e construção social brasileira a partir da dinâmica racial.
👉🏿 Porque precisamos de um dia para marcar a necessidade de uma consciência negra?
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares — grande ícone da luta negra por libertação no Brasil.
Mobilizada por grupos e movimentos sociais ligados à pauta racial, a data foi reivindicada para superar o conflito, e exigir ações concretas de políticas públicas de combate ao racismo e a todas formas de discriminações raciais.
👉🏿 Precisamos mesmo de um dia de Consciência Negra?
Para os movimentos negros, o dia 13 de maio de 1888 não representa de fato a abolição da escravidão, muito menos é uma data que dialoga com os anseios dos descendentes de africanos no Brasil.
Além disso, o não reconhecimento do dia 13 de maio de 1988 como o dia da liberdade dessa população significa também que os escravizados e escravizadas no país já estavam objetivamente organizados e lutando, fato que demonstra o protagonismo dos quilombolas na dinâmica da abolição da escravidão.
Por isso, foi necessário pensar em uma data que representasse essa população, de modo que significasse a busca pela emancipação humana dos negros e negras na sociedade brasileira.
Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
Local: Carmo da Cachoeira
Seta
Versão do Sistema: 3.1.6 - 03/11/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia